Para não ter problemas com direitos autorais na hora de montar a programação de uma rádio escolar, é importante escolher músicas livres. Essas músicas, identificadas com a licença Creative Commons, podem ser encontradas em diversos sites. (Veja a lista abaixo).
Criada para favorecer a cultura livre de compartilhamento, a licença Creative Commons é um contraponto do Copyright. Você reconhece uma obra com essa licença quando acompanhada da sigla CC.
“O conceito de música livre está conectado com a Educomunicação ao promover o protagonismo e compartilhamento cultural. A vantagem de incorporar a música livre em atividades pedagógicas na escola é que, além de gratuita para download e veiculação, ela pode ser utilizada em projetos de comunicação e publicada em qualquer ambiente na internet”, analisa o coordenador do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação, Carlos Lima. “A Radioescola, ao adotar os princípios de Cultura Livre na veiculação de conteúdos na sua programação, além de divulgar as obras livres disponíveis na web, também pode veicular trabalhos de artistas da comunidade, o que fortalece a cultura do território”, observa Carlos.
Confira, abaixo, alguns sites sugeridos pelo portal Acervo Digital onde artistas disponibilizam músicas livres que podem ser utilizadas tanto em rádios locais como na internet.
Importante: é necessário incluir créditos ao autor ou fazer referência ao site onde foi encontrado a música no projeto ou produção comunicativa.
Saiba mais sobre as licenças Creative Common clicando aqui.
Autor: Carlos A. M. Lima
Artigo publicado no site do Núcleo de Educomunicação
Comentários
Postar um comentário