Músicas livres para Radioescola


Para não ter problemas com direitos autorais na hora de montar a programação de uma rádio escolar, é importante escolher músicas livres. Essas músicas, identificadas com a licença Creative Commons, podem ser encontradas em diversos sites. (Veja a lista abaixo).

Criada para favorecer a cultura livre de compartilhamento, a licença Creative Commons é um contraponto do Copyright. Você reconhece uma obra com essa licença quando acompanhada da sigla CC.

“O conceito de música livre está conectado com a Educomunicação ao promover o protagonismo e compartilhamento cultural. A vantagem de incorporar a música livre em atividades pedagógicas na escola é que, além de gratuita para download e veiculação, ela pode ser utilizada em projetos de comunicação e publicada em qualquer ambiente na internet”, analisa o coordenador do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação, Carlos Lima. “A Radioescola, ao adotar os princípios de Cultura Livre na veiculação de conteúdos na sua programação, além de divulgar as obras livres disponíveis na web, também pode veicular trabalhos de artistas da comunidade, o que fortalece a cultura do território”, observa Carlos.

Confira, abaixo, alguns sites sugeridos pelo portal Acervo Digital onde artistas disponibilizam músicas livres que podem ser utilizadas tanto em rádios locais como na internet.

Importante: é necessário incluir créditos ao autor ou fazer referência ao site onde foi encontrado a música no projeto ou produção comunicativa.

Saiba mais sobre as licenças Creative Common clicando aqui.



Creative Common

Imcompetech

Jewelbeat

CCMIXTER

Audionautix

Freesound

Free Music Archive

Soundcloud

Bump Foot

Jamendo

Machinima Sound

Musopen

Beatpick

Bye Bye Copyright

Cctrax

Opsound

You Tube

Ibeat

Internet Archive

No Copyrght Sounds

Noisetrade

Music 4 your Vids

Royalty Free Music Libray

Freeplaymusic

Bensound

Tribe of Noise

Epitonic

Purple Planet

Free Stock Music

PacDV

Kompoz

Samples WP

Sonnyboo

Vimeo

Free Sound Track Music

Public Domain 4U

Dig CC Mixter

Soundscrate

Looperman

Música de Graça

Flashkit

Real Music

Last FM

Melody Loops

Twin Musicom

Soundclick

Universal Soundbank

Jwintermusic.com



Autor: Carlos A. M. Lima

Artigo publicado no site do Núcleo de Educomunicação

Comentários